17 agosto 2014

O MACHADO DO LENHADOR


                                   O MACHADO DO LENHADOR

                Era uma vez um lenhador que morava numa floresta, numa humilde casinha, junto com sua mulher e três filhos.
                Todos os dias, ele ia cortar lenha na floresta, com seu velho machado, e só voltava à noite.
                Mas, numa manhã, enquanto cortava lenha perto do rio, deixou seu machado cair dentro da água. Ficou desesperado e começou a se lamentar:
               _Que azar! Que desgraça! Sem o machado não posso trabalhar! O que será de meus filhos?
               Então, do fundo do rio, surgiu um ser misterioso que perguntou ao lenhador o que acontecera. Este contou o ocorrido, e o ser, que era um deus disfarçado, mergulhou, trouxe- lhe um machado de ouro e perguntou:
              _É este o seu machado?
             _Não é não! Disse desanimado, o lenhador.
             O ser mergulhou novamente e trouxe um machado de prata.
            _É este seu machado?
            O lenhador, muito triste respondeu:
           
            _Também não é este. O meu é de aço e já está bem velho e gasto. Mas é com ele que corto lenha todos os dias, para sustentar minha família.
             _Pois eu vou encontrá-lo, disse o ser. E voltou a mergulhar. Reapareceu pouco depois, com o velho machado na mão.Ao vê-lo o lenhador pulou de alegria:
            _Sim, é esse o meu machado! Muito obrigado.Como poderei lhe agradecer?
            Mas o ser, vendo a honestidade do lenhador, disse:
          _Meu amigo, pegue o seu machado, mas pegue esses outros dois também; você merece,pois disse a verdade! 
           Feliz da vida, o lenhador voltou para casa com os três machados, mas no caminho encontrou-se com um vizinho, muito invejoso, que quis saber porque ele estava tão contente. O lenhador contou toda a história.
           O invejoso, no dia seguinte, foi até o rio e jogou, de propósito, o seu machado no rio, começando a chorar. Apareceu o ser misterioso, e o invejoso disse que perdera seu machado no rio. O ser mergulhou e lhe trouxe um machado de ouro, perguntando:
          _É este o seu machado?
     O invejoso disse:
          _Sim, é esse!
          Ao ouvir isso o ser disse:
          _Você deve estar enganado; esse é meu! Se quiser recuperar o seu, mergulhe e vá encontrá-lo no fundo do rio!
          Dizendo isso, desapareceu e não voltou mais. O invejoso foi castigado por ser desonesto!


                           *******************************

Esta é uma história adequada para a faixa etária de 5 a 10 anos. Passa uma mensagem de honestidade, tão necessária atualmente.  

Um comentário:

  1. Tem um conto falado,cantado,na época em compacto disco,deve haver em cd, é muito lindo,meu sobrinho tinha e lp,hoje eu com 57 anos lembro sempre dessa história contada em voz é musica,tipo teatral.se encontrarem contatem me por favor.

    ResponderExcluir