01 agosto 2014

A ESCADA PARA A LUA



                                                A ESCADA PARA A LUA

              Nós temos muitas histórias para contar. Cada acontecimento em nossas vidas é uma história, que vale a pena ser contada.
              Dizem que era assim, hoje talvez não, pois o mundo moderno muda os costumes de qualquer povo:
             Nas vilas da África Ocidental, ao cair do sol, as pessoas se reúnem ao redor de um fogo central. A conversação é casual, indo de acontecimentos do dia, a contos de recordações pessoais. À medida que vai ficando mais escuro, um dos mais velhos faz considerações sobre como ele se lembra do avô de um dos jovens, e compartilha uma história sua, que o emocionou.
            Então, as histórias daqueles que já morreram, começam a ser contadas. Enquanto as estrelas aparecem no céu, estas histórias são substituídas pelas histórias dos ancestrais.
           Explorações legendárias são reverentemente contadas. Mais adiante na noite, as histórias reais dão lugar a contos populares, lendas, e a contos maravilhosos, cheios de magia e mistério.
           Quando começa a amanhecer, os mitos antigos são recontados para aqueles que ainda estão acordados e, quando finalmente surge a aurora, as histórias do trabalho milagroso do Criador são contadas, embora todos já as tenham ouvido muitas vezes antes. Elas ainda são apreciadas.
           Através das histórias, cada membro da comunidade está pessoalmente ligado, lá atrás no tempo, ao próprio começo do Universo.
           
           Essa progressão de histórias é conhecida como " A ESCADA PARA A LUZ".
           Cada degrau é muito significativo, e dá um fundamento para os contos seguintes. 
           É interessante observar, que o primeiro degrau trata do mundo das histórias tiradas da experiência pessoal.
        
                                   **********************************************

            Esse texto foi apresentado pela saudosa Lúcia Helena de Carvalho Alves, nos inúmeros cursos para contadores de histórias, promovidos pelo Grupo Pirlimpimpim. Lúcia Helena chegou a participar de cursos para contadores na Inglaterra e Suécia. Depois ela repassava o que aprendia, para o restante do grupo.

                                **********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário