07 agosto 2014

COMO ENGANAR UM GATO


                                        COMO ENGANAR UM GATO

                  Era uma vez, um homem muito rico e excêntrico; ele gostava de colecionar obras de arte, mas apreciava em especial, esculturas de animais. Em sua casa havia obras dos mais renomados artistas, representando os mais variados animais. Mas certo dia, ele notou que não tinha um rato.
                 Imediatamente, chamou dois famosos artistas e pediu-lhes uma escultura tão perfeita de um rato, que pudesse enganar até um gato. O vencedor seria regiamente pago, se depois de um mês trouxesse a obra.
                 Assim, os escultores saíram e foram fazer a encomenda em suas oficinas.
                 No dia marcado os dois escultores foram à casa do ricaço com os ratos. Um deles fez um rato de madeira, tão perfeito, que parecia verdadeiro, em que até os pelos impressionavam. Mas o outro...
Levou um trabalho feito de material ruim, que parecia descascado.
                 O ricaço, intrigado , perguntou:
                  _O que é isso? Não se parece com um rato ! Você está zombando de mim?
                  Mas o escultor respondeu:
                  _Não senhor!  Vou mostrar que o meu rato, vai conseguir enganar o seu gato. Traga-o aqui. Ele vai decidir qual é o melhor rato!
                  Parecia ser uma disputa maluca, mas o gato foi trazido à sala. Mal entrou na sala,pulou imediatamente sobre o rato mal feito, desprezando a perfeição do rato de madeira.
                  O dono da casa não teve outro jeito, senão premiar o rato vencedor, com uma bolsa cheia de moedas de ouro. Mas, curioso perguntou ao vencedor como havia feito essa proeza, ao que ele respondeu:
                  _Foi muito simples, senhor. Usei peixe seco, ao invés de qualquer material mais nobre. Gatos adoram peixe! Por isso ele atacou o meu rato, e não o de madeira.
                  Todos as pessoas que estavam na sala caíram na gargalhada. O dono da casa, que também tinha bom humor, providenciou outra bolsa de ouro, para o escultor do rato de madeira, que assim, teve sua perfeita escultura premiada e escolhida para ficar na coleção do homem rico. O gato ficou com o rato de peixe seco.

Um comentário:

  1. Boa história, escultor astuto!
    Isso me faz lembrar a minha coleção de esculturas de gatos rsrs

    ResponderExcluir