14 setembro 2014


                              CONTRA ESPERTEZA, ESPERTEZA E MEIA

            Era uma vez , dois amigos que viajavam por uma floresta: um galo e um cão. Chegou a noite e, resolveram parar para dormir. O galo aninhou-se no alto de uma árvore, e o cão achou, no tronco da mesma, um oco, onde pode acomodar-se confortavelmente.
           Dormiram, tranquilamente a noite inteira e, pela manhã, o galo fez sua saudação habitual a aurora: cantou bem alto, várias vezes. Mas o seu canto despertou uma raposa que vivia nas proximidades, e que prevendo um ótimo almoço, correu na direção da árvore.
           Muito esperta, ela imaginou um plano para pegar a ave, que estava bem longe do seu alcance: começou a elogiar a voz do galo:
           _ Que linda voz, amigo galo! Venha cantar aqui perto de mim! Assim poderei cumprimentá-lo adequadamente. Desça, por favor!
           _ Amiga raposa, que prazer ouvir seus elogios! Desço, sim, mas primeiro peça ao porteiro, aí embaixo que ele abra a porta. 
           A raposa sem desconfiar da esperteza do galo, bateu no tronco e acordou o cão, que imediatamente avançou e deu cabo dela. Depois, o cão e o galo, seguiram tranquilamente a sua viagem.

                                    ****************************************

           Essa é uma pequena lição bem apropriada, para todos nós, que devemos estar atentos aos golpes dos vigaristas, que procuram enganar os incautos, com promessas mirabolantes.

                                                 ********************

                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário