22 julho 2014

UMA HISTÓRIA CHINESA


                                                   UMA HISTÓRIA CHINESA

                  Sabemos que as histórias são contadas em todas as partes do mundo, não importando o país ou a nação, se é antiga ou atual. Elas sempre existiram e sempre existirão, contadas de várias formas e nos mais variados idiomas. Esta história de hoje é muito antiga, e parece ter origem na China.
                  Conta-se que existe um deus dos casamentos. Ele mora no Palácio da Lua, que fica na Estrada Amarela dos Astros. O nome desse deus é Lao Yeh, também chamado Velho da Lua. É ele quem realiza, na corte celestial, todos os casamentos dos seres humanos, antes deles virem habitar no planeta Terra. Dizem que ele é alegre e simpático. Tem rosto rosado e longas barbas brancas. Sua missão é apenas de cuidar dos assuntos amorosos.
                 O Velho da Lua possui uma corda de seda vermelha, invisível aos nossos olhos, com a qual amarra o pé de um bebê menino ao de um bebê menina, que um dia será sua esposa. Contudo, às vezes, o frágil laço de seda se rompe. Daí a origem dos romances frustrados, das tragédias de amor.
                 Pode ser descuido do Velho da Lua, mas ele já está tão idoso, que suas trêmulas mãos,por vezes, não  amarram bem os românticos laços de seda vermelha. Podemos, assim, desculpar o suave velhinho Lao Yeh.
                 Este remoto mito nasceu com o advento da religião Taoista, na China. Nessa época surgiram pequenos templos, no alto das montanhas, e ali, em certos dias, de certos meses, o povo reunia-se,levando vinho, flores e incenso para o Velho da Lua. Diz a lenda que, com isso, conseguiam sua proteção para os casamentos. Conta-se que, nestes dias festivos, o Velho da Lua descia à Terra e divertia-se brincando de ser mortal.
                 Suas fantásticas aventuras povoam as literaturas chinesa e japonesa.

                               ****************************











Nenhum comentário:

Postar um comentário