16 julho 2014

O AVÔ E SEU NETO


           Antes de mais nada, hoje queremos agradecer aos leitores que nos prestigiam. É bom saber que temos admiradores! Um grande abraço para vocês!

          A história de hoje, tem muito em comum com a sabedoria infantil; ela vem de muito longe e é bem antiga, pois foi coletada pelos irmãos Grimm, sendo recontada por várias gerações, pois é exemplo de respeito, para com os idosos.

                                         O AVÔ E SEU NETO 

          Era uma vez, uma casa em que viviam um casal,um filho de quatro anos e o avô, pai do chefe da casa.
          O avô estava muito idoso, era quase cego e surdo, tinha as pernas sempre trêmulas e, quando ia comer, não conseguia  segurar direito a colher. Por isso derramava a comida na toalha, que ficava toda manchada de molho ou de gordura. Sua boca sempre tinha um pouco de comida caindo pelos cantos. A nora ficava com nojo, o filho ficava irritado com essas cenas e, por isso, decidiram que o velho deveria fazer suas refeições na cozinha, num canto atrás do fogão. A comida dele era servida num pote de barro, mas nem sempre na quantidade adequada.
          Apesar da idade o velho sentia toda a rejeição, e chorava em silêncio. Certo dia, ele derrubou o pote no chão, pois suas mãos estavam muito trêmulas. O pote quebrou-se, a comida ficou espalhada pelo chão e a nora esbravejou como nunca. Ele apenas suspirou, e não disse nada.
           A nora comprou uma vasilha de madeira, semelhante a uma tigela, a mais barata que encontrou, e passou a servir a comida do velho ali mesmo.
           Os dias se passaram. Os pais perceberam que o menino de quatro anos estava brincando com alguns pedaços de madeira. Curioso, o pai perguntou:
            _ O que você está fazendo, meu filho?
            _Estou fazendo uma gamela para papai e mamãe comerem quando ficarem bem velhinhos. 
            Os pais se entreolharam e caíram no choro, ao ouvir a resposta do menino. Entenderam a lição que a criança lhes dera e, a partir desse dia, o velho avô passou a comer suas refeições na mesma mesa, junto com a família, e se ele derramasse alguma coisa, ninguém falava nada.

                                   ******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário