01 novembro 2014

OS TRÊS DESEJOS



                   É, ficamos sem notícias por alguns dias. Já estava com saudades, mas às vezes, não conseguimos cumprir todas as tarefas, infelizmente. Mas, já vamos resolver esse problema, trazendo para vocês algumas novidades. O mês de outubro se foi ( grande novidade!) e tivemos a presença de várias turmas na hora do conto: Escola Sílvio Sartori, Professor João Crisóstomo, Patronato, Norma Mônico, Orane Avelino de souza, CAPS I, Creche Remo Casarsa e Creche Andréa Marangão. Mais de trezentos ouvintes de histórias, descobrindo o encantamento delas, tais como: A  Mensagem Secreta, O Rei Midas, O amigo da Onça, Percival, a Lagarta, O ratinho Medroso, O Bode e a Onça, A Galinha Corocó, O Rei da Mentira, O Senhor Palha, Os Três Desejos, O Lobisomem, O Gato e o Papagaio e outras.
                   Uma história muito apreciada é a dos três desejos, indicada para a faixa etária acima de doze anos. Apreciem-na agora:
           
                               OS TRÊS DESEJOS

                   Era uma vez, um casal de velhos que morava num sítio, bem longe da cidade. A casinha deles era de uma beleza sem par: branquinha, com janelas azuis, varanda tendo à frente um lindo jardim repleto de roseiras floridas, margaridas, cravos e lírios, cultivados pelos velhinhos. No quintal, galinhas, pomar, horta e um chiqueiro que forneciam boa alimentação. O casal vivia sozinho, poi seus filhos haviam se mudado para a cidade. Os dois velhos eram muito felizes, na simplicidade de sua vida. À tardinha, sentavam-se na varanda: ele na rede e ela na cadeira de balanço, balançando-se lentamente, olhando as primeiras estrelas que surgiam no céu e ouvindo os primeiros sons da noite. Depois entravam, jantavam e iam dormir. Era a rotina deles.
                  Mas, certa tarde, de repente a mulher levanta-se da cadeira e dá um grito:
                  _ João, eu vi! Juro que vi, João!
                  _Viu o que, Maria! Que susto!
                  _Eu vi uma estrela cadente, João!
                  _Ora, Maria! Estrelas cadentes aparecem todas as noites!
                  _Sim, João, mas quando a vemos podemos fazer três pedidos, que eles serão realizados!
                  _Maria, depois de velha você está ficando biruta! Onde já se viu isso?
                  _Sim João. Podemos pedir o que quisermos, até um marido para a nossa filha solteira, da cidade. Podemos pedir qualquer coisa, que seremos atendidos!
                 _Maria, esqueça isso!
                 Mas Maria, encantada pela oportunidade, ficou teimando com João, que, em dado momento perdeu a paciência, e falou:
                 _ Olha aqui, Maria, está na hora da janta, eu estou com fome e o que quero mesmo, é um prato com linguiças bem fritinhas!
                 Nem bem acabou de falar, ouviu-se um assobio e, na frente do casal assustadíssimo, apareceu um prato cheio de linguiças, fumegantes e cheirosas. Maria foi a primeira a se recuperar do susto e esbravejou:
                 _João, você desperdiçou um desejo, pedindo linguiça? Tanta coisa para pedir! Eu quero que uma linguiça grude no seu nariz!
                 Para assombro dos velhos, ouviu-se mais uma vez o assobio, e uma linguiça grudou no nariz do velho, que desesperado a puxava, porém inutilmente. Ela não desgrudava do seu nariz!
                  _Maria, tire essa linguiça do meu nariz agora mesmo!
                  Maria puxava e nada. Pegou uma faca, que quebrou-se. Pegou outra, que também se quebrou. João gritava, desesperado, para Maria fazer o terceiro pedido. Mas Maria não queria abrir mão do pedido e dizia que o nariz de João estava muito bom. Com bastante dinheiro na mão poderia fazer uma plástica. Ou uma capa de ouro, talvez! Mas João tanto pediu e tanto implorou, que Maria fez o terceiro pedido. No mesmo instante, ouviu-se o misterioso assobio e a linguiça despregou-se do nariz de João, desaparecendo no ar, assim como o prato cheio de linguiças.
                 Aliviado, João olhou para Maria, agradeceu-lhe, abraçou-a carinhosamente e disse:
                  _Maria, já temos o suficiente para nossa felicidade. Vamos entrar e fazer nosso jantar costumeiro! 

                                     ************************

     
                      

Um comentário:

  1. adorei,fiz o trabalho na escola e tirei um 10.muito obrigado por compartilhar comigo.....

    ResponderExcluir