23 abril 2017

NOVAS TURMAS



                                           NOVAS TURMAS

        Mais uma segunda-feira e, novas turmas para ouvir histórias.
        Desta vez teremos, pela manhã, a EMEIF. Professora Samira El Adass, às 8:30 h, a classe do 3 º A, com 30 alunos e às 9:30 h, o 4 º A e 4 º B , com 55 alunos, também da EMEIF. Professora Samira El Adass.
         À tarde, às 14:30 h, mais uma vez a EMEIF. Professora Samira El Adass que traz o 3 º B, com 29 alunos e a EMEF. Professor João Crisóstomo, 3 º C, com 27 alunos. 
         Às 15:30 h, será a vez da EMEIF. Professora Cláudia Maria Rodrigues Aronne, que trará crianças do Pré I e Pré II, com 40 alunos.
         Assim sendo, teremos quase duzentas crianças que nos emprestarão seus ouvidos dourados nesta segunda-feira, dia 24 de abril.
         Costumamos falar ouvidos dourados porque é uma forma de valorizar o sentido de ouvir as histórias. Sem a atenção dos ouvidos a fantasia e a magia das histórias não nos atinge. Da mesma forma, quando fazemos o ritual de acender uma vela no início das contações, estamos nos remetendo a uma homenagem a todos os contadores de histórias que existem, existiram e existirão no mundo. Lembramos que todos são contadores de histórias, desde a mais tenra idade e que a luz da vela simboliza as nossas duas luzes interiores: a luz do coração e a luz do entendimento. Ela nos inspira emoções ao ouvir uma história e nos ilumina para entender as mensagens que ouvimos.
           Quando termina a sessão de contos, apagamos a vela e nos despedimos dos ouvintes.
            Vale dizer, também, que desde os tempos mais remotos a humanidade se reunia ao redor de fogueiras ou do fogo,e ali se contavam os fatos ocorridos, tentavam explicar a Natureza e se ensinavam, através das mensagens dos contos, como viver cada vez melhor.
            Nosso grupo utiliza a forma narrativa para contar as histórias, sem recorrer à forma teatral, com dramatizações ou encenações. É uma das formas de contar histórias. Podemos, além disso, utilizar recursos como bonecos, animais de pelúcia, brinquedos, fantoches, lenços, livros, etc. 
             Mais uma vez convidamos as pessoas interessadas em nos assistir, a comparecer na Biblioteca durante as sessões de contos.
             Será um grande prazer receber suas visitas!
       







Nenhum comentário:

Postar um comentário