11 outubro 2014

UMA HISTÓRIA DE NASRUDIN


                                    UMA HISTÓRIA DE NASRUDIN

               Acredita-se que Nasrudin foi um filósofo e sábio populista, lembrado por suas histórias engraçadas. Ele viveu e morreu durante o século XIII, na atual Turquia. Aparece em milhares de histórias, onde às vezes é espirituoso, em outras é sábio, tolo ou o alvo de piadas. O humor sutil e  natureza pedagógica são comuns em suas histórias. Conheçam uma delas:

                                 PEQUENO DETALHE

              Um rei tirânico, já maltratado pela idade, estava, certo dia, com mais mal humor do que de costume. Exigia que alguém fizesse ou dissesse qualquer coisa para entretê-lo, sob pena de castigar a todos os que viviam no palácio. O pavor apoderou-se de todas as pessoas que ali estavam, menos de Nasrudin, que imediatamente deu um passo à frente e disse:
              _Majestade, não precisa cortar a cabeça de ninguém. Eu farei algo que o deixará surpreso.
              _E o que você fará?
              _Bem, eu posso ensinar um burro a ler e escrever!
              _Pois faça isso, ou eu o esfolarei vivo.
Resultado de imagem para NASRUDIN
              _ Posso fazê-lo, mas com uma condição: isso me tomará dez anos.
              _Muito bem, estou curioso e lhe concedo os dez anos.
              O tirano retirou-se para os seus aposentos e, Nasrudin viu-se cercado por todos da corte, espantados com a proposta.
              _É verdade mulá, que você pode ensinar um burro a ler e escrever?
              _Não, respondeu Nasrudin.
              _Pois então, como você poderá viver esse próximos dez anos, com a possibilidade de ser esfolado vivo? Que loucura! Você não terá paz, apenas tensão e ansiedade.
              _Meus amigos, vocês estão esquecendo um pequeno detalhe, mas de muita importância- disse o mulá. Eu tenho oitenta anos. O rei tem setenta e cinco. Nesses dez anos tudo pode acontecer: o rei pode morrer, eu posso morrer ou outros fatos entrarão na história. Portanto, não nos afobemos com o futuro.

                                                    *********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário