27 abril 2014

PARA REFLETIR


                                                      Às vezes nos deparamos com histórias que deixam lições de vida, de uma forma até irônica, mas cheias de inspiração e sabedoria, como essa que, dizem, veio de algum país do oriente.
                                          A CURA                     

         Um homem vivia doente, ou achava que era muito doente. Queixava-se de dores todos os dias, em todos os momentos, para quem estivesse disposto a ouvi-lo. Quando ele aparecia, as pessoas procuravam se afastar, pois estavam cansadas de tantas lamúrias. Passou a ser ignorado e indesejável por todos de uma pequena cidade.
         O infeliz homem já havia ido a todos os médicos conhecidos, queixando-se de dores nos pés, nas pernas, na cabeça, nas costas, nas mãos e tomado todos os remédios que apareciam pela sua frente.
         Mas ele continuava reclamando de dores, cada vez mais fortes. Como ficava deitado o dia todo, não trabalhava nunca, deixando para os filhos e a esposa a obrigação de ganhar o sustento da casa.
         Mas, como não há mal que sempre dure e dor que perdure, certo dia apareceu na cidade um famoso e sábio médico, que, sabendo da história do eterno doente foi examiná-lo.
         Conversou muito com ele, examinou-o com muito cuidado e, por fim disse:
         _ Sei de um remédio tão eficaz, que vai curá-lo para sempre de suas dores; para isso, você terá que ir procurá-lo pessoalmente no alto daquela montanha , que fica a três léguas daqui; no alto dela há uma castanheira muito antiga e frondosa. Sob suas raízes existem escondidas, castanhas de ouro. Elas poderão curá-lo, depois que você as desenterrar; esse é o remédio para sua misteriosa doença!
         _Castanhas de ouro? Vou procurá-las agora mesmo!
         O homem, animado com a possibilidade de ficar rico, saiu em direção à montanha, sozinho, carregando uma pesada pá. Lá chegando começou a cavar sob as raízes da castanheira. Cavou muito, em todas as direções e nada encontrou; indignado, foi procurar o médico, reclamando da viagem inútil.
         _Meu filho, você está reclamando sem motivo! Você foi andando até lá, carregando uma pesada pá nas costas, subiu aquela montanha tão alta, cavou bastante e diz que foi enganado?
         _Sim senhor, fiz tudo isso e não encontrei as castanhas de ouro, para ficar curado!
         _ Pois então, caro senhor, quem fez tudo o que você fez, mostra que está curado ou que nunca esteve doente. O remédio para sua doença está no trabalho.  Levante-se da cama. Comece hoje mesmo e terá sua recompensa de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário