13 abril 2014

A mentira do rei



        Vejam só que história exemplar para os dias de hoje: O REI DA MENTIRA.

        Existiu, há muito tempo atrás, um rei que gostava de fazer algumas brincadeiras para passar o tempo. Mas suas brincadeiras,às vezes, humilhavam as pessoas. Certa vez declarou que daria um tesouro e a mão da princesa em casamento , a quem contasse a maior mentira do mundo; no caso o mentiroso teria que ser um jovem.
       Muitos jovens vieram participar do concurso, mas o rei não se interessava por nenhuma mentira, até que apareceu um rapaz do povo, muito pobre, porém esperto e trabalhador. Ele achou que poderia ganhar o prêmio e e apresentou-se ao rei. Este, achando que iria rir muito do rapaz, perguntou:
       _Como é o seu nome, jovem?
       _ Miguel.
       _ E o que você veio me contar? Perguntou o rei.
psychedelyc animated gif, animated gif showcase freedownload,davidope, gif animado psicodelico preto e branco, under construction blog       _Majestade, certo dia fui à uma floresta para cortar lenha; cortei tantas árvores que a pilha formada por elas chegou até nas nuvens e tampou a luz do sol. Então, eu subi na pilha para amarrar tudo com uma corda tão comprida que daria para dar a volta na terra.
       -Ora, ora,disse o rei, até agora não ouvi nenhuma mentira.
       _ Calma, disse o rapaz. Ainda não acabei minha história; amarrei a pilha,mas na hora de descer, perdi o equilíbrio e caí. O tombo foi tão grande que afundei no chão, mas consegui me levantar e voltar correndo para casa.
      _ Que história boba, disse o rei.
      _Calma, disse Miguel; voltava para casa quando me encontrei com um macaquinho que trazia um a carta para mim.
      _ E o que estava escrito na carta? O rei perguntou já um pouco curioso.
      _ Estava escrito que você e meu pai trabalhavam juntos, no chiqueiro do rei de outro reino, e que na hora do almoço brigavam com os porcos para pegar a melhor espiga de milho.
      O rei deu um salto do trono e, muito bravo gritou:
      _ Isso é uma grande mentira! Meu pai sempre foi rei e nunca entrou num chiqueiro! Seu mentiroso!
      _ Então eu contei a maior mentira do mundo, não é mesmo? Agora eu quero o meu prêmio!
      O rei, envergonhado por ter perdido a aposta, mandou buscar o tesouro.
      _ E onde está a princesa? Perguntou Miguel.
      _ Meu jovem, o dinheiro é todo seu, mas a princesa não, pois você não é nenhum príncipe e nem nobre.
      Miguel, mesmo contrariado, saiu do palácio carregando seu tesouro, mas falou bem baixinho:
      _ Eu contei uma grande mentira, mas o rei da mentira  está no trono. Ele é o grande mentiroso; o maior mentiroso do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário