27 junho 2012

Superstições Japonesas

    Já contamos algumas histórias do Japão, falamos da imigração japonesa, mas falta falar um pouco das crendices que, como em qualquer lugar do mundo, lá também existem.
    Reza a crendice japonesa,que muitas pessoas que se deitam após comer podem se transformar em um boi. Mesmo que não ocorra a metamorfose, é certo que estará ganhando alguns quilinhos se adquirir esse hábito!
    Jamais coma tempurá com melancia (lembra o dito popular brasileiro-não tomar leite e depois comer manga).
    Se comprar sapatos novos, evite estreá-los à noite. Isso pode trazer má sorte.
    Para quem vive tentando a sorte nas loterias, uma boa dica: se você encontrar um pedaço de couro de cobra, deve guardá-lo na carteira. Segundo dizem, isso fará com que você fique rico. Não custa arriscar.
Em um local com tatame não pise nas bordas para não atrair má sorte.
                       
Outros azares


    Correias dos tamancos desfiadas ou cortadas por acaso.
    Quebrar um pente.
    Um bando de corvos.
    Se um corvo cantar no telhado, acontece um azar nessa casa.
    Quando encontrar um carro funerário é melhor esconder os polegares; se não o fizer, os seus pais terão um azar.
    Traz azar responder a uma pessoa que fala enquanto dorme.


    Coletamos essa pesquisa num jornal nipo-brasileiro há alguns anos; os japoneses são tão apegados a crendices populares quanto qualquer outra nação. De tão populares algumas superstições são quase uma instituição nacional. O número 4, com a pronúncia (SHI), tem pronúncia idêntica à palavra morte(SHI) e, por isso , é comum que prédios não tenham o quarto andar, principalmente em hospitais; é usual não dar lembrancinhas compostas de 4 unidades ou 4 peças, pois o presente pode virar motivo para o término da amizade. Mas há outros números que não costumam aparecer nos leitos de hospitais: 9-agonia ou tortura; 42- significa morrer; 420- espírito.


    Mas a, lista vai longe e, muitas crendices encontram semelhanças com as brasileiras, como o trevo de 4 folhas que dá sorte; um passarinho defecar em sua cabeça é bom(rsrsrs); dá azar um gato preto atravessar na sua frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário