01 junho 2012

Garça e os imigrantes: Parte II

Maria Helena
Ao ouvir a narrativa de Nancy sobre a chegada dos imigrantes ao Brasil, imediatamente nos vem a lembrança de nossos heroicos antepassados que vieram de tão longe e muitos, para nunca mais voltar!
   A maioria deles veio para substituir a mão de obra dos infelizes escravos que haviam sido libertos pela Lei Áurea, mas trabalharam tanto como eles apesar de não sofrer castigos físicos e perseguições.
   Maria Helena prosseguiu a narrativa de Nancy contando sobre a saga de um imigrante italiano que chegou ao Brasil com apenas 15 anos, trabalhou nas lavouras de café do interior do Estado de São Paulo até chegar em nossa região em 1918, quando já tinha 43 anos e Garça ainda se chamava INCAS.
   Esse imigrante era Carlos Ferrari. Ele comprou 100 alqueires de terras e em 1924 iniciou um loteamento que deu origem a um bairro chamado Ferrarópolis que progrediu rapidamente, juntamente com outros bairros ao redor, formando uma nova cidade, não mais INCAS e nem ITALINA: nasceu, então a cidade de GARÇA.
Vera Lúcia
   O fato mais marcante da vida de Carlos Ferrari, foi, certamente,quando durante a segunda guerra, em 1943, alguns indivíduos arrancaram a placa de uma rua com o seu nome e a trocaram por Rua Olinda, em retaliação pelo bombardeio do navio de mesmo nome pelos submarinos alemães. Como a Itália era aliada da Alemanha e do Japão nessa fase da guerra, os imigrantes dessas origens passaram a ser discriminados e perseguidos no Brasil. Em Garça não foi diferente; após o término da guerra a rua em questão voltou a ser chamada Carlos Ferrari, um dos fundadores da cidade, que morreu em 1944 aos 69 anos, ainda durante o terrível litígio mundial, causador de tantas tristezas.
   Mas, como a vida continua Vera Lúcia recordou tempos mais recentes e alegres do passado da cidade.
   Ela nos levou a percorrer os corredores e escadarias de uma excelente escola: a Escola Hilmar Machado de Oliveira que, até hoje é um dos baluartes da educação em nossa cidade. Por ali passaram muitos jovens que se destacaram profissionalmente conduzidos pelas orientações de competentes professores que deixaram saudades.Quem ali estudou guarda na memória as figuras dos professores de Português, Matemática,História, Geografia, Inglês,Música, Francês, Educação Física, Trabalhos Manuais, Latim, Ciências, Desenho, Física, Biologia, etc.
   A todos os grandes mestres do passado nossa homenagem sincera e carinhosa!
O Público
   Marisa retomou a palavra para finalizar a noite, lembrando das manhãs de domingo no auditório da Rádio Clube de Garça ZYL3, quando havia apresentação de talentos da cidade e o prêmio era uma garrafa do refrigerante Pif-Paf, produzido e engarrafado em Garça. E para reforçar a lembrança o Grupo Pirlimpimpím cantou a propaganda da bebida, acompanhado por alguns dos saudosistas presentes.
   A noite foi ótima e a alegria de quem lá esteve nos anima para outra apresentação, no próximo ano.
   Até breve amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário