28 março 2017

VOCÊ CONHECE?


                                                       VOCÊ CONHECE?

           Muitas vezes nos deparamos com histórias inéditas, pelo menos para nós mesmos. Parece que foi a propósito, mas esta história veio especialmente para o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
           Chama-se As Três Cabeças do Poço. Ela se encontra em um livro encantador : 50 Histórias de Ninar, compiladas por Tig Thomas, com tradução de Karina Del Padre, da editora Girassol.
           A mencionada história fala de uma linda princesa, que não fica esperando por um príncipe que a salve. Ao invés disso, ela própria sai em busca de seu destino, após ter passado por maus momentos em seu palácio, maltratada por uma cruel madrasta. Parece até alguma que já conhecemos, mas ela vai ficando intrigante e encantadora. É uma história de encantamento. Crianças de 7 a 10 anos interagem muito bem com ela. A princesa passa por muitas dificuldades, mas encontra um feliz destino.
           É uma imagem bem diferente das princesas lindas, porém fúteis. Mas tem príncipe e reis também!
           Outra bela história deste mesmo livro é A Garota Sábia, em que uma moça do povo consegue resolver vários enigmas que um rei excêntrico lhe propõe por artes de seu pai, tagarela demais. 
           É uma história que pode ser contada até para "gente grande". 
           E mais uma vez, a mulher sabe  e consegue superar barreiras. 
           Este é apenas um dos motivos em que as histórias podem ser exemplares,formar opiniões além de divertir e fazer a imaginação voar para lugares e situações bem diferentes de nossa realidade.
           Quando iniciamos uma sessão de contos, procuramos mostrar o livro de onde foi tirada a história ou comentar o fato de que ela está num livro. Falamos o nome do autor, da editora e do ilustrador também. 
            Estas atitudes fazem parte da mediação de leitura entre os escolares.
            Ler faz bem e nos leva a viajar com a imaginação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário