08 fevereiro 2014

PORCOS ESPINHOS



    Quando lemos ou ouvimos uma história, podemos perceber ,ou não, a mensagem que está contida nela; às vezes é bem evidente, mas outras vezes ela pode até passar desapercebida.
     Na história O QUE HÁ DE MELHOR NESSA VIDA, a nossa clara intenção foi de deixar uma marca de nossa saudade de nossas colegas Lydia, Moni e Lúcia Helena, que partiram de nosso convívio. 
     É uma história que nos ajuda a repensar a inevitável morte, que chega para todos, em qualquer momento, mas que, havendo a memória, as recordações, sentimos que nem tudo se foi.
     Já na história africana, O PRÊMIO DO SILÊNCIO, dá para sentir um pouco de medo da tirania e maldade do chefe da aldeia, mesmo sendo uma questão de valores daquela sociedade. Mas, a moral implícita, é que fica ressaltada: é melhor não falar demais!
     Mas vejam esta outra pequena história:
     
                                               PORCOS ESPINHOS

     Durante um inverno muito rigoroso, há muitos e muitos anos, muitos animais morriam por causa do frio.
     Os porcos espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupo: assim, se agasalhavam e se protegiam mutuamente.
     Acontece que os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam mais calor; tornaram a se afastar uns dos outros, tendo muitos, morrido congelados.
      Precisaram, então, fazer uma escolha: aceitavam os espinhos do semelhante, ou desapareciam da face da Terra.
     Essa sábia decisão salvou a espécie: conviviam com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, mas sentiam que o mais importante era o calor do outro.
     E terminaram sobrevivendo!

                                                ******************





     Não costumamos  falar a moral da história, mas nesse caso ela seria: A VIDA EM GRUPO PEDE ALTRUÍSMO.
                                               *******************
  

































Nenhum comentário:

Postar um comentário