05 setembro 2012

O SAPO ENCANTADO

    Em nossas viagens imaginárias pelo mundo das histórias, muitas vezes nos deparamos com algumas que podem nos causar arrepios, como essa:
O SAPO ENCANTADO
     Luís, um sitiante muito simples, cuidava de sua propriedade com muito carinho; tinha plantação de milho, mandioca, cana, abóbora,um pequeno cafezal, duas vacas, dez cabras, porcos e várias galinhas; sua esposa, Rosa cuidava da horta que produzia muitas verduras e legumes: alface,couve, almeirão, rúcula, temperos, etc. O pomar era uma beleza: havia pés de mangas, jabuticabas, laranjas, goiabas, cajus e outras mais. Quando era época das frutas  a família se deliciava saboreando as frutas no pomar mesmo.
    Era uma fartura de dar gosto!
    Luís ia todos os dias à cidade vender a colheita do sítio, que dava um bom dinheirinho.
    Certa tarde, quando voltava da cidade, escutou gemidos. Parou para ouvir de onde vinha o som e, reparou, que na beira da estrada,  havia um sapo debaixo de uma pedra. Era o sapo que gemia dolorosamente.
Compadecido, Luís retirou, cuidadosamente a pedra que estava sobre o sapo. Aconteceu,então, algo que assustou Luís: o sapo agradeceu o favor, falando como gente!
    Luís contou o caso para a mulher e os filhos que também ficaram admirados. Mas logo se esqueceram disso . A vida continuou com muito trabalho no sítio e vendas na cidade.
    Certa tarde, Luís voltava da cidade com uma bolsa cheia do dinheiro das vendas, quando ouviu uma voz que dizia:
    - Cuidado, não vá por esse caminho!
    Ouviu três vezes o aviso e, na terceira vez, viu que era o sapo que falava. Cansado e com pressa de chegar em casa, Luís continuou a sua caminhada, quando, de repente, um bandoleiro saltou-lhe à frente, gritando:
    - A bolsa ou a vida!
    Mas, como por encanto surgiu um guerreiro,com armadura e espada que lutou com o ladrão e o afugentou.
    Luís agradeceu ao guerreiro que lhe disse:
    - Você não tem nada para agradecer; eu é que lhe sou grato. Lembra-se daquele sapo que estava sob a pedra e você salvou? Era eu, um príncipe que um dia fui encantado por um bruxo malvado e que só seria desencantado por alguém que tivesse piedade de mim. E você desencantou-me, Luís! Venha até meu reino que vou lhe dar uma recompensa maior ainda.
    Luís foi até o reino do guerreiro que lhe deu uma grande fortuna.
    Depois, voltou para seu sítio e viveu muito feliz com a família, por muitos anos.
(História popular do folclore brasileiro)
     
***********************

 Essa história foi contada para uma turma de crianças muito atentas, da Escola Samira Ell Adass, 1º, 2º e 3º anos, que vieram prestigiar a sessão de contos na Biblioteca Municipal, no dia 3 de setembro de 2012, pela manhã. Ouviram essa e mais outras  histórias, saindo dali com alegria evidente.
É essa a maior recompensa para o contador de histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário