17 janeiro 2013

Histórias para pequeninos

Logo começaremos com as sessões de contos na Biblioteca Municipal!
    É um momento que aguardamos com ansiedade, mas também preocupação.
    Afinal de contas o que poderemos contar? Temos tido o cuidado de observar, em primeiro lugar, a faixa etária dos ouvintes. Como as classes agendadas, normalmente, são da pré-escola e do ensino fundamental, com idades entre 4 a 12 anos, encontramos muitos livros em nosso acervo e na própria Biblioteca.
    Os pequeninos gostam de histórias de animais, movimentadas, cantadas ou não, com refrões, ilustradas com recursos como bonecos, gravuras ou objetos; podemos, até utilizar data show.
    As crianças ficam acomodadas em cadeiras ou em tapetes; sempre é montado um cenário que sugere as histórias que serão contadas; as histórias não podem ser longas, quando as crianças são muito pequenas, pois a atenção delas se dispersa logo.
    Podemos contar, por exemplo, para as classes da pré-escola:
    A GALINHA RUIVA
    JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
    O MACACO E A VELHA
    A HISTÓRIA DE RABICÓ
    JOÃO E MARIA
    TOCA, RETOCA, CATITIRITOCA
    FESTA NO CÉU
    ZLIM, O GNOMO QUE QUERIA VOAR    
    ROMEU E JULIETA
    CHAPEUZINHO VERMELHO
    A BRINCADEIRA DAS LEBRES
    A TARTARUGA QUE QUERIA VOAR
    O SAPO E A COBRA
    ETC.
    A lista é infindável e, cada contador escolhe a história que mais lhe agrada e mais conveniente para a criançada. Livros para pesquisa não faltam. São livros com várias histórias ou apenas uma; podem ser histórias clássicas, já conhecidas ou não. O importante é fazer uma boa seleção e preparar o repertório para várias sessões, antevendo os recursos que serão usados.
    O resultado é ótimo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário