15 maio 2012

Garça e os imigrantes

No dia 10 de maio de 2012 o Grupo Pirlimpimpim mais uma vez apresentou a noite de contos para adultos: INCAS...ITALINA...GARÇA DE ANTANHO V.
As contadoras: Vera Lúcia, Marisa, Nancy e Maria Helena
Marisa foi a mestra de cerimônias do evento fazendo a introdução com este lindo texto:
"Relembrar é uma atividade salutar. É o reencontro com nós mesmos, lugares, tempo, lembranças, passado...
A memória é uma das formas de se conhecer o passado, e as histórias orais, alimentadas pela memória, se constituem uma outra forma de se olhar e manter vivo esse passado que tem assento nas pedras dos calçamentos, naquela parede que sobrou de uma casa, na árvore frondosa, no traçado das ruas, na arquitetura dos prédios, no álbum de fotos e em tudo que fica guardado em nosso pensamento.
Mesmo só restando ruínas, ficamos ligados a lugares, fatos e pessoas.
Enquanto houver memória e o passado for lembrado, de forma individual ou mesmo coletiva, resta o tempo, o fato  ou alguém...
Cada um de nós tem uma versão para um mesmo fato, porque a memória dá voz às pessoas por meio de lembranças diversas, de histórias vividas em tempos distintos e por meio também dos vários e diferentes narradores.
Seguindo a tradição do Grupo Pirlimpimpim, Marisa
faz a cerimônia da vela que homenageia os contadores de
histórias do mundo inteiro!
A memória é a nossa alma, nossa identidade e, quanto mais envelhecemos (ou vivemos), mais recordações temos e mais narrativos nos tornamos e, tudo o que realmente carregamos, retidos na memória ou transformados em histórias, parecem ser locomotivas e trens carregados de gente, mercadorias, lugares, cores, chuva, sol, flores, cheiros, verão, inverno, dia, noite e sonhos, muitos sonhos..."




Como no mês de maio comemora-se o aniversário da cidade de Garça, que completa agora 83 anos de emancipação política, o Grupo Pirlimpimpim Contadores de Histórias faz um trabalho de pesquisa em documentos  ou entrevistas para coletar fatos interessantes acontecidos ao longo desse tempo. E não faltam histórias! Os inúmeros personagens parecem ir surgindo numa cadeia de acontecimentos envolvendo e emocionando a todos na platéia que, de alguma forma participaram dos fatos ocorridos. Sem os heróis do passado da cidade não estaríamos aqui, certamente.
Passado, presente e futuro são interligados; por isso precisamos conhecer o que aconteceu bem antes termos nascido e contar aos nossos filhos e netos que, por sua vez se encarregarão de transmitir às outras gerações. É o ciclo da Vida.




Ao apresentar o seu tema, Nancy mostrou, com grande competência, as origens da principal riqueza de Garça: o café, que já teve tempos mais áureos, mas que em 1916 era a meta dos primeiros colonizadores da região, atraindo milhares de pessoas com destaque para os imigrantes que deixaram a terra natal e vieram enfrentar terríveis dificuldades com a esperança de uma vida melhor.Aos primeiros colonizadores brasileiros vieram juntar-se italianos, espanhóis, sírio-libaneses, armênios,japoneses e outras nacionalidades em menor número, mas todos com esperanças de um futuro melhor, apesar dos sofrimentos nos navios que os traziam de sua Pátria distante.
Essa noite de contos foi uma pequena homenagem aos s imigrantes que vieram derramar seu suor no solo garcense!

Continua...

4 comentários:

  1. O grupo Pirlimpimpim fez parte de toda a minha infância....é inacreditável como simples histórias tem o poder de nos marcar eternamente...Quando penso em contar uma história a primiera coisa que me vem na cabeça é aquela sensação, aquele ambiente, a vela acessa, a sala da biblioteca de GArça que faziam com que minha imaginação percorresse mundos e mundos....e foi isso que me motivou a ler cada vez mais e a hoje depois de vários anos também um pouquinho de desta paixão pela contação de histórias para as outras crianças...

    Passei altas tardes na mágica biblioteca...que possui um sabor sem palavras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jade, hoje eu tive a alegria de ler seu comentário; não sei como ele havia passado despercebido por mim. Mas fico feliz em tê-la como nossa leitora e apreciadora de histórias. Ainda fazemos o ritual da vela em todas as sessões mágicas de contos. A atenção da platéia e os aplausos entusiasmados nos dão ânimo para continuar sempre!
      Mas conte-nos onde você está para termos mais contatos.
      Abraços

      Excluir
  2. Vivi em Garça por 4 anos- entre 1952 e 1956......anos inesquecíveis....fui aluno do I.E.Hilmar Machado de Oliveira,dirigido pelo prof. João Nunes Miranda....Tive professores notáveis: Porfírio, José Maurício, Celeste, William Zens, Viggiani, e outros, grandes mestres....Morei na rua Santos Dumont...

    ResponderExcluir
  3. Vivi em Garça por 4 anos- entre 1952 e 1956......anos inesquecíveis....fui aluno do I.E.Hilmar Machado de Oliveira,dirigido pelo prof. João Nunes Miranda....Tive professores notáveis: Porfírio, José Maurício, Celeste, William Zens, Viggiani, e outros, grandes mestres....Morei na rua Santos Dumont...

    ResponderExcluir