Tivemos a presença da Escola Rural Sílvio Sartori, com crianças da 3ª e 4ª séries, acompanhadas das respectivas professoras; contamos a história do ratinho medroso, do velho e o pardal e da menina boa; claro que as crianças amaram!
O Ratinho Medroso é uma história que tem muita semelhança com outra bem conhecida nossa: aquela em que a jabuticaba cai na cabeça da galinha e ela corre apavorada para avisar o rei que o céu está caindo; vários animais a acompanham até o covil do leão; na história do ratinho é um coco que o assusta e ele corre para avisar o Rei Leão mas no caminho encontra o cachorro Felpudo, o macaco Falador, o tigre Dançarino, o camelo Resmungão e o elefante Fantasticamente Grande. Todos acompanham o Ratinho Medroso. É uma história recorrente, muito interessante e que agrada as crianças na faixa etária de 4 a 10 anos dependendo da entonação do contador.Essa história está no livro COMO CONTAR CROCODILOS . São histórias de bichos, recontadas por Margaret Mayo, com ilustrações de Emily Bolam, da editora Companhia das Letrinhas. A tradução é de Heloisa Jahn. As histórias desse livro baseiam-se em contos populares, livremente adaptadas e recontadas a partir de mais de uma fonte. São originárias da Indonésia,Japão, Esopo, de negros norte americanos,da Índia, África e da Grã-Bretanha como essa do ratinho que tem o nome de O Leão Bonzinho no livro em questão.O Velho e o Pardal é uma história japonesa; a Menina Boazinha é do folclore do nordeste com muitas variações dependendo da região do Brasil.
Aliás contamos também histórias do livro CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL, de Luís da Câmara Cascudo, Editora Global: Pedro, José e João(conto de encantamento) e O Bem se paga com o Bem(conto de exemplo), para os alunos da Escola Professor Edson Puga, 4ª série A e 4ª série B;à tarde os alunos das 5ªs séries C e D da Escola Hilmar Machado de Oliveira. Foi um dia muito proveitoso e parabenizamos os alunos pelo excelente comportamento e participação durante as sessões.Parabéns às professoras que conduziram tão bem seus alunos!Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário