18 julho 2011

Aconteceu no mês de Junho:

Garça tem o privilégio de ter um bosque de cerejeiras e um jardim japonês que,em junho, oferecem um lindo espetáculo para os visitantes e moradores da cidade.
A colônia japonesa é bem numerosa na cidade e, o Grupo Pirlimpimpim Contadores de Histórias de Garça vem há alguns anos fazendo sessões especiais, contando histórias vindas do Japão!
Sim, senhores, lindas histórias japonesas pesquisadas especialmente para esse mês, em todas as sessões que acontecem nas segundas-feiras, na Sala de Contos da Biblioteca Municipal, para as classes das escolas da cidade.
Neste ano as crianças que ouviram contos japoneses vieram das seguintes escolas: Sílvio Sartori (escola rural) , Escola Prof. João Crisóstomo e Escola Cláudia Aronne no período da manhã e da tarde.Mais de 500 alunos compareceram a essas sessões , acompanhados de suas professoras.
Todos os alunos, da pré escola até quinta série se mostraram interessados: ficaram sabendo como e quando ocorreu a imigração japonesa no Brasil (uma história real),conheceram alguns costumes nipônicos, objetos dessa cultura milenar tais como origamis, guetás (tamancos de madeira),hachis(palitos usados nas refeições), leques com a escrita oriental, boneca com trajes típicos e Hapis( quimonos),tioti e tanabatas(lanterna e enfeite das festas japonesas), o feijão azuki, muito utilizado na culinária,etc,através de um cenário bem sugestivo montado na sala de contos.
Algumas das histórias contadas foram: A aranha tecelã, Medo de manju, O paraíso dos gatos, O senhor Palha, A tartaruga tagarela, A história de Shiro entre outras; é visível o encantamento que as crianças sentem ouvindo contos desse distante país.

Julho chegou e as estão em férias mas o Grupo Pirlimpimpim está em franca atividade preparando o que vem por aí:

DEDINHO DE PROSA:HISTÓRIAS DO MUNDO
Esse é um espetáculo para comemorar os quinze anos de trabalho do Grupo de Contadores Pirlimpimpim. É direcionado para o público adulto e acontecerá no Teatro Municipal de Garça no dia 13 de agosto às 20 horas. Vai ter a participação da Orquestra de Câmara da Escola Municipal de Cultura Artística também. 
        Vai ter velinhas também, é claro!



Ainda em agosto o Grupo Pirlimpimpim estará em Ourinhos,SP, em um curso sobre literatura de cordel:conte lá que eu conto cá...

Logo virão mais detalhes!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário