Os contadores devem procurar renovar seu repertório, para não ficar repetitivo. Mesmo o próprio contador deve se conscientizar que até para ele, uma nova história representa um novo desafio para a sua memória e seu desempenho frente a uma platéia, independentemente da faixa etária.
COMO ENCONTRAR BOAS HISTÓRIAS
Quando vamos contar uma história, temos grande preocupação em agradar nossos ouvintes; se forem crianças,a missão parece ser menos complicada; parece... mas não é tanto assim. As crianças tem suas preferências, dependendo da faixa etária.
É ridículo querer contar a história de Chapeuzinho Vermelho para crianças de doze anos.
A pesquisa de novas histórias deve ser constante; as bibliotecas públicas, ou das escolas, possuem acervos variados; devemos aproveitar esses locais. Claro que temos as nossas histórias preferidas! Mas vale a pena diversificar sempre.
Um livro muito interessante, com ótimas histórias para todas as idades e gostos chama-se: O LIVRO DAS VIRTUDES, de autoria de William J. Bennett. São dois volumes, da Editora Nova Fronteira, repleto de histórias e poesias, ressaltando aspectos da vida em família, a formação do caráter de crianças e jovens, colocando ao nosso dispor exemplos de honestidade, trabalho, lealdade, amizade, responsabilidade, perseverança, disciplina, compaixão, solidariedade, enfim virtudes que são desafiadas durante toda a existência da humanidade.
Este livro, é apenas um exemplo de boa leitura.
Existem milhares de outros bons livros. Basta uma pesquisa dedicada e teremos outros exemplos, com temas variados.
Boas leituras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário