Ficamos felizes pela homenagem ao contador de histórias no dia 20 de março, feita no jornal da cidade, COMARCA DE GARÇA.
Sempre dizemos que todas as pessoas são contadoras de histórias, praticamente todos os dias. Contamos fatos acontecidos desde o momento em que nos levantamos até a hora de dormir, já cansados da jornada diária de trabalho ou lazer. Contamos os sonhos que tivemos quando dormimos, fatos ocorridos no passado recente ou não, relatos de amigos, notícias da TV ou jornais, dos filhos ou parentes, filmes ou livros lidos, etc.
O mundo das histórias é infinito e mararavilhoso!
ARTIGO - Vinte de março – Dia do Contador de Histórias: Grupo Pirlimpimpim de Garça
20/03/2013
Cinco das atuais integrantes do Pirlimpimpim: Nancy Guanaes Bonini, Vera Lúcia Guanaes Bonini, Maria Helena Travassos Delicato, Marisa dos Reis Pires e Vânia Regina Pieretti Julião
O Grupo Pirlimpimpim - Contadores de Histórias, formado em agosto de 1996, é composto atualmente por seis voluntários que trabalham com o objetivo de manter, pela oralidade e pelos livros, a tradição de contar histórias do acervo cultural dos povos, pois, essas histórias ligam-se à narratividade, característica inerente do ser humano e lidam com verdades e valores universais.
Esse trabalho se desenvolve em quatro sessões semanais de contação de histórias e familiarização com o ambiente de leitura e livros, de março a dezembro, em uma sala da Biblioteca do Centro Integrado de Educação Polo Arte de Garça e atende a uma clientela variada:
- Alunos das redes municipal, estadual e particular de Garça e região; da educação infantil e ensino fundamental, atendendo em média a 4.500 alunos/ano;
- Comunidade em geral, pacientes dos hospitais psiquiátricos e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O grupo ainda realiza quatro espetáculos de contação de histórias temáticas anuais, com o público estimado de 80 pessoas em média por sessão. Adicionalmente, atende também especialistas da educação, da informação e especialistas de saúde (psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros) nos diversos cursos que o Pirlimpimpim já ofereceu para a formação de contadores de histórias.
Neste 20 de março em que se comemora o Dia do Contador de Histórias parabenizo e agradeço ao Grupo Pirlimpimpim pelo lindo trabalho voluntário que realiza em nossa biblioteca municipal no incentivo à leitura e na formação de novos leitores: Maria Helena Travassos Delicato, Marisa dos Reis Pires, Nancy Aparecida Guanaes Bonini, Vânia Regina Pieretti Julião, Vera Lúcia Guanaes Bonini.
Agradecimento também a todos aqueles que deram vida ao grupo e que contribuíram para que ele crescesse: Lydia Guimarães Ginde, Lúcia Helena de Carvalho Alves, Mônica Ribas Silva, Célia Beatriz de Toledo Ferreira, Renata Ramos Alves e Cláudio Travassos Delicato.
Também agradecemos à Secretaria Municipal de Educação pela cessão do ônibus para transportar os alunos da escola até a biblioteca; aos diretores, coordenadores e professores por acreditarem e apoiarem nosso trabalho, trazendo seus alunos até a biblioteca; Andreia Delicato pela cumplicidade, carinho e trabalho artístico; equipe da biblioteca, pelo agendamento das sessões, suporte e atenção e todos aqueles que emprestam os seus “ouvidos dourados” e participam das nossas sessões de contos temáticas.
“Quem conta histórias cria um instante de partilha, segreda os mistérios da alma e faz surgir no céu uma estrela.” (Lenice Gomes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário