08 dezembro 2011

LEMBRANÇAS

  Como fazemos há alguns anos a sessão de contos natalinos será na Sala Multimídia da Biblioteca Municipal de Garça.
  Lembro-me da primeira vez que assisti a uma dessas sessões de contos.
  Foi numa outra sala e as contadoras eram a saudosa Lydia Guimarães Ginde, Rosane, Lúcia Helena e Moni. Elas usavam túnicas e gorrinhos vermelhos e contaram histórias que traziam encantamento e emoções; a partir  desse dia, cada vez que ficava sabendo de uma noite de contos corria para assistir.
  Assistia e ficava sempre encantada. Hoje estou no mesmo time de contadores e fico muito feliz por isso.

01 dezembro 2011

SOPROS NATALINOS


   Por motivos técnicos a noite de contos natalinos que seria realizada no dia nove de dezembro de 2011 será adiada para a semana seguinte, no dia 15 de dezembro, às 20 horas, na Biblioteca Municipal de Garça, na Sala Multimídia.

   Contamos com o carinho de sua presença!

24 novembro 2011

Momentos especiais


   Esse foi apenas um, dos muitos fatos ocorridos, que deixou lembranças, demonstrando a interação existente entre platéia e contador!
   Com 15 anos de história o Grupo Pirlimpimpim colecionou vários episódios interessantes.
   É que durante as sessões de contos observamos as reações dos ouvintes: surpresa, divertimento, tristeza, medo e até enfado! Afinal, não se pode contentar a todos ao mesmo tempo!
   Às vezes acontecem coisas que não estavam no programa!
   Foi o que aconteceu, certa vez, numa noite de contos japoneses, para adultos.
   O salão da Biblioteca estava repleto, o palco todo decorado e as histórias contadas por cada um do grupo.
   Rosane começou a contar a Lenda de Sadako, uma menina japonesa que presenciou a explosão da primeira bomba atômica em Hiroshima, no Japão. A história é emocionante e Rosane, muito emotiva, não resistiu; quando estava para terminar teve a voz embargada e começou a chorar!
   A platéia, emocionada também, começou a chorar contagiada pela emoção!
   A sessão teve que ser interrompida por instantes. Finalmente Rosane recuperou-se e terminou o conto, sendo muito aplaudida.

17 novembro 2011

O porquê de contar histórias




  Nós, do Grupo Pirlimpimpim contamos histórias porque gostamos.

  Para nós é um prazer viajar pelas asas da imaginação quando lemos uma boa história: entrar em escuras florestas, mergulhar ou navegar por mares misteriosos, subir montanhas, voar como pássaros, rir, chorar e até imaginar soluções para o desenlace da trama.

  Mas o mais gostoso mesmo é perceber nos ouvintes que eles também estão gostando da narrativa!

  Cada público é merecedor de um tipo de história: crianças, jovens e adultos apreciam temas apropriados para a faixa etária deles.


  O trabalho que o Grupo Pirlimpimpim faz na Biblioteca durante o ano letivo visa agradar as crianças e jovens que comparecem nessas sessões.

10 novembro 2011

Projeto aceito

Olá amigos,
O Grupo Pirlimpimpim tem grande prazer em contar que tivemos um projeto aceito pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.


O projeto"LER E OUVIR:UM GRANDE PRAZER" foi selecionado no ProAC Edital nº07/2011 - CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE DIFUSÃO DA LITERATURA NO ESTADO DE SÃO PAULO, com prêmio de 25 mil reais, através da Escola Municipal de Cultura Artística de Garça.


Este projeto vai promover a realização de cinco cursos para a formação de contadores de histórias.


Bibliotecários, educadores, agentes culturais, pais, avós e demais pessoas interessadas seja sob o aspecto lúdico, educativo ou formador farão parte do público alvo.


 Logo teremos mais informações sobre esse cursos.


 Um grande abraço!

03 novembro 2011

Vem aí


Sopros Natalinos!

 É mais uma noite de contos para gente grande que será realizada no dia 9 de dezembro, na Sala Multimídia da Biblioteca Municipal às vinte horas.
 O Grupo Pirlimpimpim tem realizado há vários anos essa sessão especial, quando são contadas histórias que emocionam e alegram.
 Vai aqui uma amostra de um conto quase infantil: 

Papai Noel
  Vilminha estava ansiosa e esperançosa; o Natal estava chegando e ela sabia que Papai Noel viria em sua casa! Ela acreditava seriamente no bom velhinho; sua irmã mais velha garantia que ele não existia, mas Vilminha já até havia escrito uma cartinha para ele pedindo aquela linda boneca que andava, piscava e falava algumas palavras, igual de sua amiga Teca.
   Na casa a movimentação era grande: frangos abatidos, uma linda leitoa, doces e bolos em quantidade pois os parentes chegariam para o grande dia.
   Vilminha foi dormir mais cedo que os adultos; dormiu como um anjo!
   Mas acordou assustada com um pequeno ruído no quarto: parecia barulho de papéis! E era na direção de seus sapatinhos que deixara para o Noel colocar o presente!Ela ficou imóvel na cama. Seu coração batia doidamente! ERA ELE ! E agora? Corria para ver?
   Fechou os olhos com mais força! Tinha que ficar quieta senão ele iria embora!
   Vilminha passou o resto da noite acordada imaginando o lindo presente que deveria estar no seu sapatinho.
   O dia foi clareando; A mãe foi chamá-la e Vilminha levantou-se correndo para ver o presente.
   Ansiedade e esperança!
   Porém, mais uma vez seu presente veio trocado! Não era a linda boneca que pedira na cartinha! Era uma boneca sim, mas feita de pano, com cabelos de fios de lã como do tricô de sua avó e olhos bordados!
   Vilminha pegou sua nova boneca, embalou-a docemente no colo e pensou:
   -Papai Noel precisa ler as cartas com mais atenção! Quem sabe no próximo Natal ele traz o presente certo!
   Vilminha esperou outros Natais mas sua boneca nunca veio; já com 11 anos ela ainda acreditava no Papai Noel. Chegou mais um Natal.
   Vilminha então teve uma grande surpresa: seu pai aproximou-se dela com um pequeno embrulho de presente-era uma caneta tinteiro, bem apropriada para o curso ginasial do próximo ano.
   Adeus boneca! Adeus Papai Noel!

10 outubro 2011

2º Encontro de Idosos em Guaimbê‏

  O Grupo Pirlimpimpim teve a honra de participar do 2º Encontro de Idosos em Guaimbê, SP, no dia 30 de setembro.
O salão da Casa da Cultura ficou lotado para o evento muito bem organizado pelo Departamento de Saúde e Cultura; animação é que não faltou no pessoal da Melhor Idade!
 O Dia do Idoso é 27 de setembro mas Guaimbê comemora a Semana do Idoso e, no meio de muitas festividades houve este evento do dia 30; com direito a exercícios de ginástica,danças de jovens da cidade,saboroso lanche e uma sessão de histórias pelo Grupo Pirlimpimpim, representado por Vânia, Vera Lúcia e Maria Helena. Vânia contou a engraçadíssima história do bisavô Arquimedes (aquela da dentadura no pote de água); Maria Helena contou a história dos três desejos do casal de idosos e Vera Lúcia contou o causo do caixão de defunto no caminhão.
  Foi um sucesso!
  E que pessoas maravilhosas encontramos em Guaimbê! Estão de parabéns pela receptividade e organização!

08 setembro 2011

Aconteceu em agosto de 2011


Além do aniversário e 15 anos do Grupo Pirlimpimpim (no dia 13), em agosto tivemos o prazer e a honra de estar em Ourinhos- sp- nos dias 20 e 27 participando do 3º encontro a(o) gosto das letras, no Ano da Diversidade Cultural em Ourinhos.
O grupo propôs atividades inspiradas nos livros dos escritores nordestinos Patativa do Assaré e Luís da Câmara Cascudo, entrando no clima do grande evento, tema deste ano.
Foram dois sábados de atividades alegres e produtivas tendo a participação de pessoas interessadas que nos deixaram muito contentes.
Foi dada uma oficina de contação de histórias sempre com o tema de histórias do imaginário popular nordestino.

 



Agradecemos a acolhida carinhosa que nos foi dada nesses dois dias em Ourinhos.

01 setembro 2011

Aniversário do grupo Pirlimpimpim

Maria Helena, Rosane,Vânia, Marisa, Vera Lúcia e Nancy

O dia 13 de agosto de 2011 foi muito especial para o Grupo: o aniversário de 15 anos.
Platéia  que veio assistir o
Dedinho de prosa
A sala Miguel Mônico ficou repleta de convidados! Não teve bolo, mas teve velinhas para lembrar todos que ajudaram nessa caminhada, desde que se iniciou em 1996.
Como o tema sugere: DEDINHO DE PROSA-HISTÓRIAS DO MUNDO, o espetáculo trouxe histórias da Rússia, da África, do Cáucaso, do Japão, do Brasil e da Europa.
Início do espetáculo




O arco (russa); Mazanendaba (África); A guardiã (Cáucaso); O Bimbogami (Japão); Pedro Malazartes e dom Pedro I (Brasil); O contador de Histórias, essa gente das maravilhas (Europa).
Entre uma e outra história tivemos o privilégio de ouvir a Orquestra de Câmara da Escola Municipal de Cultura Artística executar temas típicos dos citados países. 



Marisa  conta sua história
 que veio da Rússia - O Arco
Rosane Fagotti Voss,
uma das três fundadoras do Grupo


Tudo foi mágico:

O palco, preparado com todo carinho por Suse Mey e Kátia Magali, com suas malas antigas sugeria viagens pelo mundo; a iluminação (arte de Washington) não poderia estar melhor; a receptividade da platéia e a empolgação das contadoras!
No final da noite Lúcia Helena Alves, uma das três fundadoras do Grupo Pirlimpimpim subiu ao palco para ser aplaudida por todos.
Músicos da Emca - no final do espetáculo
 os jovens músicos são calorosamente aplaudidos
Homenagem a Lúcia Helena Carvalho Alves,
uma das três fundadoras do Grupo
Pirlimpimpim, que foi muito aplaudida




Orquestra de Câmara da EMCA - jovens aprendizes que tocam com maestria
 Foi sim, uma noite memorável!

04 agosto 2011

Uma piadinha, ria se quiser


 O pai vai ao cartório para registrar o filho:
  -Meu filho vai chamar-se DOISBERTO.
  -DOISBERTO? pergunta o escrivão.
  -Sim, diz o pai.É que meu filho mais velho é Zeroberto, o segundo Umberto e esse terceiro tem que ser Doisberto!

15 anos do GRUPO PIRLIMPIMPIM

No próximo dia 13 de agosto, sábado, às 20 horas vai acontecer uma sessão festiva pelos 15 anos do Grupo.
Essa sessão será no teatro Miguel Mônico.
A orquestra de câmera da EMCA (Escola Municipal de Cultura Artística de Garça -Amélio Naná Zancopé) também vai se apresentar.
Nessa noite o Grupo Pirlimpimpim apresentará o tema- Dedinho de prosa- Histórias do mundo.
Vocês estão convidados para esta noite tão especial!

18 julho 2011

Aconteceu no mês de Junho:

Garça tem o privilégio de ter um bosque de cerejeiras e um jardim japonês que,em junho, oferecem um lindo espetáculo para os visitantes e moradores da cidade.
A colônia japonesa é bem numerosa na cidade e, o Grupo Pirlimpimpim Contadores de Histórias de Garça vem há alguns anos fazendo sessões especiais, contando histórias vindas do Japão!
Sim, senhores, lindas histórias japonesas pesquisadas especialmente para esse mês, em todas as sessões que acontecem nas segundas-feiras, na Sala de Contos da Biblioteca Municipal, para as classes das escolas da cidade.
Neste ano as crianças que ouviram contos japoneses vieram das seguintes escolas: Sílvio Sartori (escola rural) , Escola Prof. João Crisóstomo e Escola Cláudia Aronne no período da manhã e da tarde.Mais de 500 alunos compareceram a essas sessões , acompanhados de suas professoras.
Todos os alunos, da pré escola até quinta série se mostraram interessados: ficaram sabendo como e quando ocorreu a imigração japonesa no Brasil (uma história real),conheceram alguns costumes nipônicos, objetos dessa cultura milenar tais como origamis, guetás (tamancos de madeira),hachis(palitos usados nas refeições), leques com a escrita oriental, boneca com trajes típicos e Hapis( quimonos),tioti e tanabatas(lanterna e enfeite das festas japonesas), o feijão azuki, muito utilizado na culinária,etc,através de um cenário bem sugestivo montado na sala de contos.
Algumas das histórias contadas foram: A aranha tecelã, Medo de manju, O paraíso dos gatos, O senhor Palha, A tartaruga tagarela, A história de Shiro entre outras; é visível o encantamento que as crianças sentem ouvindo contos desse distante país.

Julho chegou e as estão em férias mas o Grupo Pirlimpimpim está em franca atividade preparando o que vem por aí:

DEDINHO DE PROSA:HISTÓRIAS DO MUNDO
Esse é um espetáculo para comemorar os quinze anos de trabalho do Grupo de Contadores Pirlimpimpim. É direcionado para o público adulto e acontecerá no Teatro Municipal de Garça no dia 13 de agosto às 20 horas. Vai ter a participação da Orquestra de Câmara da Escola Municipal de Cultura Artística também. 
        Vai ter velinhas também, é claro!



Ainda em agosto o Grupo Pirlimpimpim estará em Ourinhos,SP, em um curso sobre literatura de cordel:conte lá que eu conto cá...

Logo virão mais detalhes!     

01 março 2011

NOVOS CURSOS DO PIRLIMPIMPIM


  • 10/03/2011
      Prefeitura Municipal de Lutécia


  • 11/03/2011
      Prefeitura Municipal de Igaraçú do Tietê


  • 12, 19 e 26/03/2011
      Prefeitura Municipal de Ubirajara

17 fevereiro 2011

Garça é Ponto de Leitura


        O Grupo Pirlimpimpim - Contadores de Histórias   é  um Ponto de Leitura. O projeto enviado pelo Grupo Pirlimpimpim ao ministério da cultura, através do  “Programa Mais Cultura’’, iniciativa reconhecida pelo governo federal, passou a fazer parte da Rede Biblioteca Viva – plataforma virtual de acompanhamento,  interlocução e interação das iniciativas de livro e leitura por todo o brasil.
        O projeto foi selecionado no concurso de pontos de leitura 2008 - Edição Machado de Assis. O prêmio constituído por um “kit” composto por  mais de 500 títulos de livros, um computador PC (cpu,monitor, teclado, mouse, impressora, no break apc/be 600), tapete emborrachado, 2 almofadas, 3 puffs, 2 estantes e 1 cadeira giratória.
        Desde o dia 26 de novembro de 2009, o kit já se encontra devidamente montado em uma sala da biblioteca municipal esperando a sua visita.